Um satélite americano estacionado a 1,6 milhão de km da Terra conseguiu um registo inédito de um eclipse lunar. Lançada em fevereiro, o satélite DSCOVR tem uma câmera focada permanentemente na metade iluminada da Terra.
As imagens são usadas para rastrear elementos móveis, como nuvens e tempestades de areia, e para monitorizar o clima.No entanto, no dia 27 de setembro, o satélite estava na exata posição para ver a Lua passar atrás da Terra.
"Naquele momento estávamos atentos à Lua e a Terra passou à sua frente cerca de quatro horas antes de o eclipse ser visto aqui. Isso é porque estávamos em uma posição angular, bem ao lado da linha Sol-Terra."disse Jay Herman, o principal investigador da Nasa (agência espacial americana) no sistema de câmeras do DSCOVR, chamado Epic.

Fig. -Eclipse lunar visto da Terra.
Para saber mais, consulte o seguinte site: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2015/12/15/satelite-a-quase-2-milhoes-de-km-da-terra-captura-imagem-inedita-de-eclipse-lunar.htm
Source: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2015/12/15/satelite-a-quase-2-milhoes-de-km-da-terra-captura-ima |