O satélite Copernicus Sentinel-3A deu mais um passo no sentido de ser considerado plenamente "operacional" à medida que os primeiros dados do seu Instrumento de Medição da Cor do Solo e do Oceano foram recebidos pela equipa conjunta da ESA e da Eumetsat e disponibilizados para monitorizar a "saúde" do nosso planeta.
Transportando um conjunto de instrumentos de alta precisão, o Sentinel-3A é indiscutivelmente a mais complexa de todas as Sentinelas Copernicus e foi projetado para medir os níveis dos oceanos, as características do solo, a quantidade de gelo e a composição da atmosfera da Terra, ou seja, para monitorizar a dinâmica global em larga escala e fornecer informações críticas, quase em tempo real, para inúmeras aplicações relacionadas com o mar, a terra e clima.
Susanne Mecklenburg, diretora da missão Sentinel-3 da ESA, disse: "É imperativo que estes dados de primeiro nível sejam da melhor qualidade possível, de modo que estamos a ser extremamente cuidadosos. Agora, é muito gratificante ver os dados do Instrumento de Medição da Cor do Solo e do Oceano do satélite a serem lançados para todo o mundo"
A imagem seguinte representa a vista do Mediterrâneo:
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Divulgados_os_dados_da_cor_da_Terra_pelo_Sentinel-3A |