Uma frota de naves espaciais, incluindo o telescópio espacial Hubble, da NASA, revelou detalhes sem precedentes nos arredores de um buraco negro supermassivo. Observações revelam balas enormes de gás a serem impulsionadas para longe do monstro gravitacional e uma coroa de gás muito quente que paira acima do disco de matéria que está a cair no buraco negro.
Uma equipa liderada por Jelle Kaastra do Instituto Holandês de Pesquisas Espaciais SRON fez uso de dados de ESA XMM-Newton e naves espaciais INTEGRAL (que estudam os raios X e raios gama, respectivamente), do Telescópio Espacial Hubble (para observações em ultravioleta com o instrumento COS ), do observatório da NASA (raios-X) e satélites Swift (raios gama).
O buraco negro que a equipa escolheu para estudar está no centro da galáxia Markarian 509 (Mrk 509), a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância. Este buraco negro é colossal, contendo 300 milhões de vezes a massa do Sol, e está-se a tornar mais massivo a cada dia, uma vez que continua a alimentar-se da matéria circundante, que brilha intensamente, uma vez que forma um disco em rotação ao redor do buraco negro. Mrk 509 foi escolhido pois é conhecido por variar em brilho, o que indica que o fluxo de matéria é turbulento.
O estudo é apresentado numa série de sete artigos na revista Astronomy and Astrophysics, com mais a ser publicado nos próximos meses.
Fig. 1 - Ilustração artística dos arredores do buraco negro.
Source: http://www.nasa.gov/mission_pages/hubble/science/turbulent-black-hole.html |