O terceiro satélite desenvolvido pela ESA, para o programa ambiental europeu Copernicus, foi lançado hoje, transportando quatro instrumentos de observação da Terra.
O satélite Sentinel-3A, de 1150 kg, foi posto em órbita num foguete Rockot, lançado em Plesetsk, Rússia, às 17:57 GMT (18:57 CET; 20:57 hora local) de 16 de fevereiro.
Depois da primeira queima, a começar cinco minutos depois da descolagem, e uma segunda 70 minutos mais tarde, o andar superior do Rockot pos o Sentinel-3A na sua órbita prevista, 815 km acima da Terra. O satélite separou-se 79 minutos depois do início do voo.
O primeiro sinal do Sentinel-3A foi recebido ao fim de 92 minutos pela estação de Kiruna, na Suécia. Ligações de telemetria e controle de atitude foram então estabelecidas pelo controladores no centro de operações da ESA, o ESOC, em Darmstadt, Alemanha, possibilitando a monitorização da saúde do satélite.

Sentinel-3
Para mais informações consulte o site indicado na fonte.
Source: http://www.esa.int/por/ESA_in_your_country/Portugal/Terceiro_satelite_Sentinel_do_programa_Copernicus_lancado_com_sucess |