Na passada terça-feira, dia 5 de Junho, ocorreu um raro e importante fenómeno de alinhamento celeste. Vénus, considerado por muitos como o planeta irmão de Terra, passou entre o Sol e a Terra.
Fig. 1:Transição de Vénus pelo Sol
Este fenómeno só acontece a cada 130 anos, duplamente, num intervalo de oito anos, tendo sido primeiramente visto por Jeremiah Horrock, um astrónomo inglês, no ano de 1639. Este fenómeno foi acompanhado pela comunidade científica e pela restante sociedade, que aproveitaram para experienciar um fenómeno que só voltará a acontecer no próximo século.
O alinhamento celeste durou 10 horas e permitiu que fossem obtidos dados que poderão ajudar a compreender novos astros. "Apesar de sabermos quase tudo sobre Vênus, essas técnicas apuradas poderão ser aplicadas para entendermos estes novos astros", explicou Adam Riess, Nobel da Física.
Desde o ano 2000, através do telescópio Kepler, foram descobertos, pelo menos, 2321 novos planetas, na galáxia, que transitam em torno de estrelas semelhantes ao Sol. Este acontecimento raro constituiu uma oportunidade única para cientistas aprenderem sobre planetas extra-solares recentemente descobertos.
Source: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI5817775-EI301,00-Transicao+de+Venus+pelo+Sol+ajudara+a+entender+novos |