Este fim-de-semana, de 30 de Setembro a 2 de Outubro de 2011, em Orlando (Florida, EUA), sonha-se e discute-se a possibilidade de uma futura viagem à estrela mais próxima do Sol, e numa reunião deste calibre com as mais brilhantes mentes de universidades, centros da NASA e instituições privadas, irão ser abordados temas tão inacreditáveis que parecem ter sido arrancados de livros de ficção-científica.
Fig.1 - Idealização de um warp drive (salto espacial)
Só no próximo ano chegará a primeira sonda humana aos limites do Sistema Solar mas a curiosidade humana é incansável no que toca a quebrar limites e por isso este fim-de-semana todos os esforços estão concentrados no 100-Year Starship Symposium, um projecto que servirá de rampa de lançamento na contemplação e organização estratégica de uma missão que poderá levar à primeira viagem interestelar dentro de 100 anos.
A estrela mais próxima do Sol, Alfa de Centauro, encontra-se a mais de quatro anos-luz de distância, o que significa que viajando à velocidade da luz demorar-se-ia quatro anos a chegar a essa estrela. Qualquer objecto com massa, como uma nave espacial, viajaria significativamente mais devagar segundo as leis da física convencionais mas isto não impede a NASA e a DARPA (Agência de Projectos de Pesquisa Avançada de Defesa, a organização responsável por inovações como a internet) de investirem 1 milhão de dólares num projecto que visa mais do que construir uma nave espacial, mas que tem como objectivo primário inspirar e impulsionar as gerações futuras a pesquisar e desenvolver tecnologias inovadoras através de esforços interdisciplinares.
Fig. 2 - Estrela Alfa de Centauro no céu nocturno
Desde o melhor mecanismo de propulsão para a viagem, às implicações sociais e psicológicas de enviar humanos numa missão unicamente de ida às estrelas, aos aspectos religiosos e filosóficos de uma viagem interestelar, nada ficará por ser discutido este fim-de-semana, mas uma nota importante a todos os aspirantes a viagens interestelares: é demasiado cedo para se alistarem para a viagem.
Citando fontes oficiais da DARPA "Nem a DARPA nem a NASA estão realmente a construir uma nave espacial nesta fase, só se lançam as primeiras sementes de uma futura organização. Consequentemente não estamos a aceitar candidaturas para a tripulação no momento corrente.", por isso parece que por agora os sonhos permanecerão apenas sonhos.
Esperaremos pela divulgação dos resultados desta reunião na próxima semana!
Source: http://www.foxnews.com/scitech/2011/10/01/100-year-starship-us-agencies-ponder-interstellar-travel/ |