Terça-Feira, 2019-08-20, 10:41:55Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoPortugal

Açores (parte 1)

ARTIGO RECUPERADO (parte 1)

As ilhas vulcânicas do arquipélago açoriano situam-se num enquadramento tectónico muito particular - a Junção Tripla dos Açores.

A geodinâmica associada ao arquipélago dos Açores está condicionada pela junção tripla entre as placas litosféricas Norte-americana, Euroasiática e Africana. É uma junção em forma de T, sendo um dos ramos constituído pela Dorsal Médio-Oceânica [DM0] e o outro pelo denominado Rifte da Terceira [RT]. O Rifte da Terceira, uma zona de expansão oceânica perpendicular à Dorsal Médio-Oceânica, passa pela ilha Graciosa, pela ilha Terceira e pela parte ocidental da ilha de São Miguel.

O limite entre estas duas placas é complexo e apresenta características tectónicas distintas pelo que é subdividida em três troços com comprimentos e comportamentos tectónicos distintos:
. um troço mais oriental, designado Banco de Gorringe (BG);

. um troço central, designado Falha de Glória (FG), onde se verifica uma velocidade de deslocamento relativo entre as placas Euroasiática e Africana, da ordem dos 3,39 cm/ano;
. um troço mais ocidental, o Rifte da Terceira, que apresenta uma velocidade de afastamento entre as placas da ordem dos 0,76 cm/ano.

(Continua...)

Category: GeoPortugal | Added by: LauraPires (2010-10-23)
Views: 508 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz