Sábado, 2024-05-04, 07:51:41Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoPortugal

Mau tempo: a culpa foi da “bomba meteorológica”

Se quer apontar o dedo a alguém pelos estragos do mau tempo de sábado, eis o culpado: uma "bomba meteorológica”, que causou rajadas de vento de mais de 100 quilómetros por hora em quase duas dezenas de estações meteorológicas.

O máximo registado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foi de 140 quilómetros por hora, no cabo Carvoeiro e também no cabo Raso, em Cascais.

O termo técnico para o que se passou na atmosfera é assustador: uma "ciclogénese explosiva” – a que os norte-americanos também chamam "bomba meteorológica”. Trata-se da formação rápida de uma tempestade, em que a pressão atmosférica baixa abruptamente num curto espaço de tempo. O resultado são fortes ventos, a sobrelevação do mar e grandes ondas.

Foi exactamente o que se viu e se sentiu no sábado. Dados do Instituto Hidrográfico mostram que as ondas chegaram aos 19,4 metros na Nazaré e a 17,5 metros em Sines – batendo, neste caso, o recorde local dos últimos 25 anos.

"Foi uma situação excepcional, mas não única”, afirma o meteorologista Nuno Moreira, do IPMA. Nos últimos 15 anos, Portugal enfrentou outros três episódios semelhantes.

Portugal vai enfrentar uma nova onda de mau tempo nos próximos dias. Mas, desta vez, o protagonista será a neve, que se espera acima dos 400 metros. O vento vai soprar com rajadas de 80 km/h no litoral e 100 km/h nas terras altas.

Ocorrências:




Source: http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/mau-tempo-a-culpa-foi-da-bomba-meteorologica-1581536
Category: GeoPortugal | Added by: CatarinaO (2013-01-22)
Views: 328 | Tags: Mau tempo: a culpa foi da “bomba me | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz