Sábado, 2024-04-20, 11:02:51Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoPortugal

Novos geomonumentos para visitar em Viana do Castelo

O projeto só foi divulgado recentemente, mas já recebeu o prémio Geoconservação 2016 do grupo português da Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico (ProGEO). O novíssimo Geoparque Litoral de Viana do Castelo conta-nos, em cinco monumentos, alguns capítulos da evolução do nosso planeta, através das marcas que, nesse processo de centenas de milhões de anos, ficaram à vista na costa e no leito do rio Lima. Algumas das mais belas praias do país ganham, desta forma, outros motivos de interesse, que a ecovia do litoral norte coloca à distância de um passeio, de bicicleta ou a pé.

Quem viaja na Estrada Nacional 13, para norte da cidade de Viana, tem à sua direita o Monte de Santa Luzia e à esquerda, em direcção ao mar, a famosa veiga da Areosa. O que poucos sabem é que aquele imenso torrão de terra fértil que se estende até ao alcantilado de Montedor, já em Carreço, cobre um lago ancestral, que há 18 mil anos ali existia, e cujos sedimentos, a pouca profundidade, ajudam a explicar a fertilidade destes solos húmidos, debaixo dos quais correm pequenos regatos que, por entre penedos, às vezes, descobrem o seu caminho até ao Atlântico.

Resultado de imagem para monte santa luzia

Fig. -Monte de Santa Luzia é um dos novos geoparques de Viana do Castelo.

Para mais informações, consulte o seguinte site: https://www.publico.pt/local/noticia/ha-cinco-novos-geomonumentos-para-visitar-em-viana-1729296

 



Source: https://www.publico.pt/local/noticia/ha-cinco-novos-geomonumentos-para-visitar-em-viana-1729296
Category: GeoPortugal | Added by: Formigo (2016-06-05) W
Views: 349 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz