Quinta-Feira, 2024-04-18, 17:32:58Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoPortugal

Sétimo Março mais chuvoso desde 1931 no continente

O mês de março deste ano foi o sétimo março mais chuvoso em Portugal continental desde 1931, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O valor médio da quantidade de precipitação foi de 222 milímetros, o que representa "um desvio de mais 161 milímetros em relação à média de 1971-2000”, indicou o IPMA em comunicado.

Quanto à razão deste aumento, o instituto refere que "o estado do tempo foi condicionado por uma região depressionária complexa, com núcleos principais centrados no Arquipélago dos Açores e perturbações frontais a ela associadas, com ocorrência de períodos prolongados com precipitação”.

Em consequência, "no mês de março verificaram-se quantidades de precipitação muito elevadas (cerca de 2,5 a cinco vezes superiores aos valores médios), que levam a classificar este mês como ‘muito chuvoso a extremamente chuvoso’ em todo o território”.

O número de dias com precipitação (igual ou superior a um milímetro) variou entre 15 e 25, sendo duas a quatro vezes superior aos valores médios registados entre 1971 e 2000, enquanto o número de dias chuvosos (com precipitação igual ou superior a 10 milímetros) variou entre três e 15, sendo duas a oito vezes superior aos valores médios, precisou o IPMA.

A mesma fonte salientou que um grande número de estações das regiões do norte e centro registou mais de dez dias chuvosos e que se verificou em algumas estações meteorológicas um elevado número de horas consecutivas com precipitação igual ou superior a 0,1 milímetros.

A 31 de março, prossegue o instituto, "o conteúdo de água no solo apresentava valores superiores aos valores médios, estando o solo saturado em todo o território” e "os valores da quantidade de precipitação acumulada no ano hidrológico (de 01 de outubro de 2012 a 31 de março deste ano) variam entre 105 e 190 por cento.

O IPMA aponta ainda que o elevado número de situações com "condições excecionalmente chuvosas originou numerosas ocorrências de deslizamentos de terras, derrocadas” e que "os elevados valores da precipitação registados fizeram subir consideravelmente o nível dos cursos de água, tendo ocorrido cheias nas principais bacias hidrográficas” – uma situação para a qual "contribuiu também a precipitação ocorrida em Espanha e a correspondente necessidade de descargas das barragens”.



Source: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=624939
Category: GeoPortugal | Added by: CatarinaO (2013-04-04)
Views: 361 | Tags: Sétimo Março mais chuvoso desde 193 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz