Sábado, 2019-08-17, 11:42:03Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoMonumentos

Lixo e mato invadem minas romanas

Integradas no Geoparque Naturtejo, as minas romanas de Monforte da Beira estão abandonadas e transformadas em sítio de deposição de lixo e de crescimen-to de mato. Para o local há projectos de promoção turística

O complexo mineiro romano de Monforte da Beira, em Castelo Branco, está à mercê do mato e do lixo, apesar de ser um dos 16 monumentos naturais assinalados no mapa turístico da região.

Para chegar ao local é preciso ultrapassar uma estrada sinuosa e o mato que cresce em redor daquilo que parecem simples buracos, mas que a população mais velha da freguesia conhece como sendo as minas.

Em tempos, João Valente chegou a aventurar-se pelos poços até onde era possível. "Entrava lá, mas a partir de certa altura começava a faltar o ar", conta. Para não perder a orientação, era utilizada uma corda, que depois servia de guia no regresso ao ponto de partida.

Juntamente com João Galvão, outro habitante da aldeia, explica que o buraco pequeno dá acesso a uma sala ampla "e depois havia uma espécie de bancos em pedra".




Source: http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Castelo%20Branco&Concelho=Castelo%20Branco&Option=Interior&co
Category: GeoMonumentos | Added by: Santos (2014-01-22) W
Views: 178 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz