Quinta-Feira, 2019-08-22, 05:33:17Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoMuseus

Estatuetas encontradas na região do Alentejo com cerca de 4 mil anos

Descobertas estatuetas com cerca de 4 mil anos na região de Reguengos de Monsaraz



Uma das estátuas encontradas no Alentejo


Um importante conjunto de ídolos em marfim está a ser estudado, próximo de Reguengos de Monsaraz. Estas estatuetas, que se encontraram numa área de acumulação de restos humanos cremados, são raras na Península Ibérica e apareceram agora, pela primeira vez, em Portugal.

Os Perdigões são um complexo arqueológico que abrange uma área de 20 hectares. É composto por vários recintos delimitados por grandes fossos (estruturas escavadas na rocha), com necrópoles e um cromeleque de menires associado, que teve início no final do Neolítico (há 5500 anos) e durou até ao início da Idade do Bronze (há 4000 anos).

O sítio terá representado um papel importante para as comunidades que habitavam aquela área na Pré-História e seria, provavelmente, um local utilizado para a prática de cerimónias rituais relacionadas com o culto dos mortos e dos antepassados.

Um dos aspetos mais significativos nos Perdigões é a presença de contextos funerários de cremações humanas datados de há 4500 anos, práticas funerárias consideradas pouco comuns na época e que levantam interessantes questões sobre as visões do mundo e do ser humano que estariam em transformação.

O seu significado é assunto de debate entre os especialistas. Tanto podem representar divindades, pessoas ou estatutos sociais concretos, grupos de identidade ou parentesco.

As investigações em curso estão a cargo do Núcleo de Investigação Arqueológica da ERA Arqueologia.



Source: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55164&op=all
Category: GeoMuseus | Added by: JBentes (2012-09-25) W
Views: 253 | Tags: ídolos em marfim, Pré-História, Perdigões | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz