Quarta-Feira, 2019-08-21, 21:04:53Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoMuseus

Museu D.Diogo de Sousa em Braga
O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa é um organismo público, dependente do Instituto dos Museus e da Conservação e do Ministério da Cultura. O Museu foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral.
Em 1980, com a sua revitalização a missão do Museu foi redefinida como um organismo científico-cultural no âmbito disciplinar de arqueologia, passando a exercer as suas actividades básicas nos domínios do apoio à investigação, da museologia, da divulgação cultural, do apoio ao ensino e à defesa e preservação do património arqueológico regional.
 
 
 
As colecções do Museu são constituídas por dois grandes núcleos – os antigos achados, maioritariamente materiais líticos epigrafados, sem contexto arqueológico preciso, e as colecções que ingressaram neste museu após 1980 enquadradas em projectos de investigação arqueológica de âmbito local e regional.
Relativamente a estas últimas, o Museu dispõe da informação associada aos respectivos contextos arqueológicos, o que constitui uma mais valia para o conhecimento da ocupação mais antiga da região. Alguns desses sítios podem ser visitados, proporcionando assim uma oferta turistico-cultural mais integrada.
Para além dessa ligação entre as colecções e os respectivos sítios de proveniência, as peças foram objecto de uma intervenção de restauro e valorização.

Para visitar o site do museu clique aqui.
Armando Ferro  nº2   12ºCT3
 
Category: GeoMuseus | Added by: Armando (2011-05-02)
Views: 562 | Rating: 5.0/1
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz