Terça-Feira, 2024-04-23, 23:04:09Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Caldeirão do Inferno

 Este geosítio está localizado no concelho de Santana, na ilha da Madeira. Na ilha da Madeira ocorre uma forte ação erosiva das águas fluviais, consequência de um forte relevo e regime de precipitação, associada à natureza e estrutura das rochas, originando vales extremamente entalhados e profundos.

 O Caldeirão do Inferno é o melhor exemplo de uma garganta fluvial muito estreita, de vertentes quase verticais, que resultaram de um processo de encaixe fluvial extremo. Neste caso, a forte incisão fluvial ocorreu ao longo de um sistema de filões cujos bordos com o encaixante e intensa fraturação interna constituíram uma zona de fraqueza estrutural que foi aproveitada pela ação erosiva da água.

 As ribeiras de carácter permanente são alimentadas a partir de escoamento subterrâneo, proveniente de aquíferos suspensos que drenam através de inúmeras nascentes, particularmente caudalosas na vertente norte da ilha. Esta abundância de água esteve na origem da construção do sistema de levadas da Madeira.
  A água captada no Caldeirão do Inferno é transportada pela levada da Serra do Faial até à câmara de carga da central hidroelétrica da Fajã da Nogueira. Depois de turbinada, contribui para o sistema adutor dos Tornos que vai abastecer a cidade do Funchal.

                              Vale fluvial © Ricardo Ramalho

                                                    Caldeirão do Inferno



Source: http://geodiversidade.madeira.gov.pt/pt/geossitios/madeira/santana/s03-caldeirao-do-inferno
Category: GeoSítios | Added by: andrefoguete (2017-03-25)
Views: 506 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz