Foi encontrado à relativamente pouco tempo, um Hot Spring a sudoeste da Islândia, uma região proporcionada a tal, só que desta vez de cor diferente, como foi dito "cor-tomate"!
Este tipo de "fonte" é produzido principalmente pelo surgimento de águas subterrâneas , devido ao aquecimento geotermal da crosta terrestre.
Como os estudos indicam, a sua cor é derivada às bactérias lá existentes, tolerantes a temperaturas quentes e às algas conhecidas como termófilos. Na sua essência, cada cor está relacionada com um intervalo especifico de temperatura - as cores avermelhadas correspondem a água mais quente.
Este Hot Spring, e o vapor associado a fumarolas, estão associados ao fulcão existente na ilha, o vulcão Hengill. A energia geotérmica, resultante da actividade vulcânica generalizada na Islândia, está "minado" por toda a ilha de fogo, servindo assim para aquecer quase a totalidade da população. Neste pais estes tipos de "fontes" são muito vulgares, podendo por vezes servirem para piscinas e fins terapêuticos.
Source: http://epod.usra.edu/blog/2012/10/hot-spring-near-hveragerdi-iceland.html |