Mergulhar num local infestado de medusas pode ser um pesadelo para qualquer um, mas existe um lago marinho onde os turistas podem fazê-lo sem medo de ser atingidos.
Fig.1:Ciclo de vida das Águas-vivas.
No lago Jellyfish no arquipélago de Palau, no Pacífico, os animais foram ao longo dos anos sofrendo uma mutação, tornando-se inofensivos aos humanos.
Fig.2: Estes animais tornaram-se inofensivos para os Humanos.
O lago foi no passado ligado ao Oceano Pacífico, mas quando o nível do mar baixou, as medusas ficaram isoladas no local, rico em alimento, como as algas. Sem risco de predadores, a população de Águas-vivas aumentou bastante. Atualmente há cerca de 8 milhões de seres no lago.
Fig.3 e 4: "Algumas pessoas têm medo de águas-vivas e ficam em pânico, alguns nem entram no lago. Mas é inesquecível a experiência”, diz o fotógrafo que frequenta o local há 15 anos. O Jellyfish é o único dos lagos marinhos de Palau aberto ao turismo. Ele fica na ilha de Eil Malk, acessível por um trilho a partir da praia. No entanto, não é permitido o mergulho, no lago, com cilindros de oxigénio, pois podem prejudicar as Águas-vivas. O fotógrafo Kevin Davidson, dono de uma pequena loja em Palau, capturou fotografias de alguns turistas neste lago.
Fig.5: "É difícil descrever a sensação. Mesmo parados conseguimos sentir centenas de leves toques na pele enquanto se movem lentamente pela água.” (Foto: Kevin Davidson/Caters)
Source: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/03/120305_aguaviva_rc.shtml |