Sexta-Feira, 2024-03-29, 02:24:51Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Novo vulcão pode surgir na Arábia Saudita

O magma conseguiu chegar bem perto da superfície numa região remota do noroeste da Arábia Saudita, causando diversos pequenos terremotos e ameaçando formar um novo vulcão, disseram cientistas.
Uma série de 3.000 tremores sacudiu a região de Harrat Lunayyir de maio a junho do ano passado, abrindoHarrat - Arábia Saudita uma fenda de 8 km, de acordo com a equipa da US Geological Survey (USGS).
O governo saudita removeu 40.000 moradorese desde então permitiu que as pessoas voltassem para casa. Os moradores devem estar preparados para a eventualidade do solo voltar a tremer, informam os cientistas na revista Nature Geoscience.
"A descoberta indica que a região corre risco significativo de perigos geológicos", afirmou John Pallister, da USGS, e colegas da Universidade Rei Abdullah de Ciência e Tecnologia escrevem.
A área é conhecida por seus campos de lava, chamados harrat em árabe, e por pequenos cones vulcânicos e cinza vulcânica, chamada tefra.
Os cientistas escrevem que "os campos de harrat continuam ativos e potencialmente perigosos".

Source: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,novo-vulcao-pode-surgir-na-arabia-saudita-diz-estudo,616106,0.htm