Sábado, 2019-08-24, 14:19:07Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Perfuração no Mar Morto
Uma equipa de pesquisadores espera perfurar até meio milhão de anos no passado, para descobrir sinais de mudança climática e desastres naturais.

Perfurando o leito do Mar Morto, o grupo de engenheiros e cientistas começou a extrair camadas das profundezas da Terra no domingo, e continuará por cerca de dois meses até atingir uma profundidade de 1.200 metros abaixo do nível do mar.
"Os sedimentos do Mar Morto são os melhores registros de clima e terremotos de todo o Médio Oriente", disse o chefe do projeto, Zvi Ben-Avraham, da Academia de Ciências de Israel. O litoral do mar Morto já se encontra 4290 metros abaixo do nível do mar.
O Mar Morto, disse Ben-Avraham, recolhe água que escorre do deserto do Sinai e de Golã, uma área de cerca de 42.000 km2.
Ele também fica numa falha entre duas placas continentais que se deslocam em diferentes velocidades, causando muita actividade tectonica.
O leito do mar acumula duas camadas de sedimentos a cada ano. A equipe vai analisar 500.000 anos de história geológica.
Ben-Avraham espera obter informações sobre chuvas, secas e enchentes de tempos antigos, que poderão ser usadas para estudar os prováveis efeitos do aquecimento global.
 
Daniel Alves Nº6 12ºCT3


Source: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,perfuracao-no-mar-morto-espera-revelar-segredos-do-clima-do-passado,643657,0.htm
Category: GeoSítios | Added by: Daniel (2010-12-10)
Views: 306 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz