Quinta-Feira, 2024-03-28, 22:07:28Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Pico da Cabrita

 No Pico da Cabrita afloram materiais correspondentes à fase de montanha submarina, representados por depósitos vulcanoclásticos submarinos, os hialoclastitos, cortados por filões de natureza, essencialmente, basáltica.
 Os depósitos de hialoclastitos são constituídos por fragmentos angulosos de rocha basáltica, que fragmentaram devido ao choque térmico resultado do contacto brusco da escoada com a água do mar. Esta interação origina um vidro vulcânico denominado sideromelana que evolui para palagonite, um produto de alteração de cor amarelada resultante da hidratação do vidro basáltico. Compõem uma brecha com estratificação aparente e textura vítrea a porosa.

 Quando se encontram muito alterados dão origem a um material argiloso, o salão , cujos depósitos são mais representativos na Serra de Dentro.
 Este depósito de origem submarina encontra-se atualmente a uma altitude próxima dos 200 metros, consequência do levantamento em bloco de toda a ilha, basculamento de N para S, e empolamento central pela atividade vulcânica dos Picos mais recentes.


                                  Pico da Cabrita ©Raquel Ferreira

                                                          Pico da Cabrita



Source: http://geodiversidade.madeira.gov.pt/pt/geossitios/porto-santo/45-pico-da-cabrita
Category: GeoSítios | Added by: andrefoguete (2017-02-23)
Views: 372 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz