Terça-Feira, 2019-08-20, 10:33:18Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoSítios

Vulcão Vesúvio

O Vesúvio é um vulcão activo, que expele material em fluxo intenso.

Localiza-se em Nápoles, atingindo uma altura de 1281 metros. Antes da tragédia de Pompeia em 79, o Vesúvio encontrava-se inactivo havia 1500 anos.

Esta erupção foi tão violenta que ao expelir cinzas toda a cidade de Pompeia ficou como que consolidada. Ainda hoje são frequentemente encontradas, em escavações, pessoas que permanecem tal e qual na posição em que foram "empedradas” pela cinza expelida pelo vulcão.

Em geral as erupções deste vulcão têm sido tão violentas que toda a Europa do sul esteve coberta por cinzas. Em 472 e em 1631, as cinzas de Vesúvio caíram em Constantinopla (agora chamada Istambul), a mais de 1609 km de distância. É o único vulcão do continente europeu que há quase 19 séculos manifesta actividade regular.

O Vesúvio é um vulcão misto, que se encontra em margens de placas destrutivas (margens convergentes), geralmente associados a arcos vimaranenses insulares e a cadeias de montanhas litorais. O magma, rico em sílica, tem essencialmente origem no material da própria placa. As lavas produzidas são muito viscosas e solidificam rapidamente, formando um relevo vulcânico com vertentes abruptas.









Se quiseres saber mais acerca do Vesúvio consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ves%C3%BAvio

Eduardo Freitas 12º CT3



Source: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ves%C3%BAvio
Category: GeoSítios | Added by: Eduardo (2010-12-03)
Views: 770 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2019 | Make a free website with uCoz