Segunda-Feira, 2024-04-29, 13:06:35Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » Paleontologia

A 1ª tartaruga não tinha carapaça
Foram encontrados no sudoeste da China fósseis da tartaruga mais antiga de que se tem notícia (Odontochelys semitestacea), com 220 milhões de anos. O esqueleto achado na província de Guiyang chama a atenção por não possuir a resistente carapaça que protege e envolve quase todo o corpo das tartarugas modernas. Os paleontólogos que analisaram o fóssil acreditam que ele esclarecerá muitas dúvidas sobre a evolução dos quelónios e sobre o surgimento da sua carapaça.
 
     
 
Apesar de não ter o casco, a tartaruga do Triássico superior chinês já apresentava a proteção ventral, conhecida como plastrão – um escudo ósseo exclusivo das tartarugas completamente formado. Apesar da ausência do casco, o escudo ósseo inteiramente formado no ventre da tartaruga indica que a carapaça é formada a partir do desenvolvimento e alargamento das costelas e da coluna vertebral do réptil. O fóssil apresentava placas ossificadas formadas pela espinha dorsal no lugar da carapaça.
A presença do plastrão na Odontochelys semistestacea sugere que ela precisava de uma proteção ventral, e não dorsal, como a conferida pela carapaça das tartarugas modernas. Uma hipótese formulada pelos pesquisadores sugere que esse escudo ósseo servia para proteger as tartarugas dos predadores que nadavam por baixo delas.
 
Para saber mais clique aqui.
Armando Ferro  nº2   12ºCT3
Category: Paleontologia | Added by: Armando (2011-02-06)
Views: 795 | Rating: 5.0/1
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz