Os fósseis de Archaeopteryx incluir penas bem preservados, mas não era até o início de 1990 que fósseis de dinossauros claramente nonavian foram descobertos com penas preservadas.
Hoje há mais de uma dezena de gêneros de dinossauros com penas fósseis, os quais são terópodes.
A maioria são a partir da formação Yixian na China.
As penas fósseis de um espécime, Shuvuuia desertificação, sequer testou positivo para beta queratina, principal proteína nas penas de aves, em testes imunológicos. Particularmente bem preservados (e legítimo) fósseis de dinossauros com penas foram descobertos durante os anos 1990 e 2000.
Os fósseis foram preservados em um Lagerstätte - um depósito sedimentar exibindo notável riqueza e perfeição em seus fósseis - em Liaoning, na China.
A área havia sido repetidamente sufocada em cinza vulcânica produzido por erupções na Mongólia Interior 124 milhões de anos atrás, durante o Período Cretáceo Inferior.
A cinza de grão fino preservou os organismos vivos que enterrados em grande detalhe.
A área foi repleto de vida, com milhões de folhas e os mais antigos conhecidos angiospermas, insetos, peixes, sapos, salamandras, mamíferos, tartarugas, lagartos e crocodilianos descobertos até hoje. As mais importantes descobertas em Liaoning ter sido uma série de fósseis de dinossauros com penas, com um fluxo constante de novas descobertas de preencher o quadro da conexão dinossauro-pássaro e adicionando mais às teorias do desenvolvimento evolutivo de penas e do vôo.