Foi encontrada nas rochas da Formação Cabeço do Peão, no concelho de Mação, Santarém, uma nova espécie de trilobite, com 455 milhões de anos. Esta descoberta ocorreu nos trabalhos de doutoramento de Sofia Pereira, aluna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), orientada por Artur Sá (da UTAD) e por Carlos Marques da Silva (da FCUL). O fóssil tinha sido encontrado pelo paleontólogo amador francês Pierre-Marie Guy, que depois contactou Artur Sá e Sofia Pereira para identificarem esse material. “Depois de observado, concluímos tratar-se de uma espécie nova de trilobite, um animal já extinto que existiu muito antes dos primeiros dinossauros”, afirmou o investigador Artur Sá.
Em homenagem ao descobridor do fóssil, a equipa decidiu atribuir à nova espécie de trilobite o nome científico Radnoria guyi assinado pelos investigadores portugueses já referidos e ainda pelo paleontólogo amador Miguel Pires. Pierre-Marie Guy ofereceu o fóssil às coleções paleontológicas do Museu de Geologia Fernando Real, da UTAD, e indicou o local da descoberta de, posteriormente, foram recolhidos mais exemplares para o estudo efectuado. Até ao momento, a equipa já encontrou seis exemplares desta trilobite.
Fig. -Foto da trilobite encontrada na Formação de Cabeço do Peão
Para mais informações, consulte o seguinte site: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/uma-nova-trilobite-em-portugal-1716131
Source: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/uma-nova-trilobite-em-portugal-1716131 |