Domingo, 2024-05-19, 03:59:26Main | Sign Up | Login

Main » Articles » Geologia » Paleontologia

Enguia primitiva descoberta na Micronésia - Animal tem características de espécies existentes há 200 milhões de anos
Um grupo de cientistas descobriu uma espécie de enguia primitiva – com características de espécies existentes há 200 milhões de anos. O animal foi localizado a 35 metros de profundidade numa caverna submarina nas ilhas da República de Palau, na Micronésia, no Oceano Pacífico. A enguia, baptizado de Protoanguilla palau, tem características anatómicas que não estão presentes nas espécies mais actuais.

Enguia é conhecida como 'fóssil vivo'.

A equipa de investigadores norte-americanos, japoneses e palauenses afirma que as suas caraterísticas sugerem que a espécie tem uma história de evolução longa e independente. E, por essa razão, os cientistas até lhe chamam de "fóssil vivo"
Até agora são conhecidas 819 espécies de 19 famílias diferentes, mas
esta enguia é tão diferente que os investigadores tiveram que criar uma nova família taxionómica para descrever a sua relação com outras espécies.
O animal usado como base para o estudo é uma fêmea de 18 centímetros de comprimento, capturada durante um mergulho e apresenta características da época mesozoica, quando ainda os dinaussauros habitavam a terra. O Instituto e Museu de História Natural de Chiba, no Japão, divulgou a imagem da enguia no jornal Proceedings of the Royal Society B.

Source: http://www.cienciahoje.pt