A sofisticação dos Neandertais, aqueles humanos que conviveram connosco na Europa e se extinguiram há cerca de 30 mil anos, não pára de surpreender. Agora, foi a vez de uma equipa de cientistas de Espanha, Reino Unido e Austrália concluir, num artigo publicado esta quinta-feira na revista Naturwissenschaften – The Science of Nature, que não só os Neandertais comiam uma série de vegetais cozinhados, mas que também percebiam o valor nutricional e medicinal de alguns deles.
Até recentemente, pensava-se que os Neandertais comiam sobretudo carne, mas uma série de novas análises, e o actual estudo em particular, desmentem cada vez mais essa hipótese. "Embora a carne fosse claramente importante”, diz em comunicado Karen Hardy, da Universidade Autónoma de Barcelona, "os nossos resultados sugerem que a dieta dos Neandertais era ainda mais variada e complexa do que imaginávamos.”
Hardy e colegas analisaram, à procura de restos de vegetais, o material encapsulado na placa dentária fossilizada de cinco Neandertais provenientes da gruta de El Sidrón, nas Astúrias. Aquele local do norte de Espanha contém a colecção de ossos mais completa da Península Ibérica – cerca de 2000 fósseis, com idades entre os 47 mil e os 51 mil anos, que pertenceram a pelo menos 13 indivíduos.
Fonte:http://www.publico.pt/ciencia/noticia/os-neandertais-conheciam-valor-medicinal-de-certas-plantas-1555567
|