Sexta-Feira, 2024-04-26, 21:40:32Main | Sign Up | Login

Site menu

LogIn

Biologia

Geologia

Procura

Artigos
Main » Articles » Geologia » GeoUtilidades

Raios e relâmpagos

Ao investigar o comportamento das nuvens, a equipa de David Romps na Universidade da Califórnia desenvolveu um modelo mais preciso para prever o ponto de descarga dos relâmpagos e projectar a forma como estes se multiplicarão. Este projecto poderá ajudar a prever com mais rigor a eclosão de incêndios florestais motivados por descargas de tempestades, um cenário provável se o planeta continuar a aquecer.

Para que uma tempestade dê origem a um relâmpago, têm de estar presentes água líquida e gelo, além de correntes de ar ascendentes suficientemente rápidas para manter ambos suspensos. David Romps multiplicou a precipitação medida pela energia convectiva potencial disponível, ou seja, com que velocidade se forma uma nuvem de tempestade. Os seus cálculos, baseados em dados reais de 2011, coincidiram em 77% das vezes com as descargas de relâmpagos enquanto o modelo convencional teve uma taxa de sucesso de 39%.

 

Quanto mais quente for o ar, mais vapor de água poderá conter. A subida de um 1ºC na temperatura média do planeta significaria um crescimento de 12% nas descargas de relâmpagos nos Estados Unidos, prevê o especialista. Em alguns cenários climáticos, isso pode significar que haverá mais 50% de descargas de relâmpagos até 2100.



Source: http://national geografic
Category: GeoUtilidades | Added by: jdratinho7 (2016-05-23) W
Views: 358 | Rating: 0.0/0
Total comments: 0
Only registered users can add comments.
[ Sign Up | Login ]
Copyright MyCorp © 2024 | Make a free website with uCoz